Por que pagar por programas (ou usar métodos ilícitos!) se existem alternativas gratuitas em que podemos trabalhar tão bem quanto?

Quando formato uma máquina para amigos ou parentes sempre instalo alguns programas que uso e recomendo para todos. Esses programas certamente serão usados pelos usuário e basicamente se enquandram em duas categorias: A primeira é a dos softwares baseados em um outro famoso no mercado. Contudo, prefiro os que serão citados pela sua facilidade de uso ou ferramentas extras (além do fato de serem gratuitos, é claro!). A segunda categoria enquadra programas com recursos claramente inferiores às versões comerciais, mas que são mais do que adequadas para o uso diário de quem não é um profissional da área, ou seja, quando não é necessário realmente investir em algo profissional, uma ferramenta para “quebrar um galho”.

Os cinco programas que recomendo são:

1. VLC Media Player

No topo da minha lista coloco o  VLC media player. Esse player toca praticamente todos os formatos de vídeos e audio. Se o VLC não roda um vídeo, então nenhum outro programa vai rodar! Esse software é uma resposta para todos aqueles erros do Media Player sobre codecs não encontrados e outros erros. E o melhor: o VLC não só toca todos os formatos, como faz isso bem! É um dos programas mais bacanas que você instalará na sua máquina, seja ela um Windows, Linux ou Mac. Vale a pena!

2. Irfanview

O próximo da lista é um visualizador de imagens e pequeno editor, o Irfanview. Definitivamente o melhor visualizador atual! Mas certifique-se de baixar os plugins. Você poderá ler tudo, desde arquivos .TXT, arquivos antigos da Kodak de formato .kdc e formatos da Adobe. Ele poderá até tocar uma grande quantidade de formatos de vídeos e músicas. Contudo, é melhor instala-lo antes do VLC, para que os arquivos de vídeo e áudio sejam abertos primeiro pelo VLC que é próprio para isso. Esse programa também lhe permite fazer pequenas alterações em fotos.

3. ImgBurn

Para aqueles que gostam de trabalhar com imagens ISO e precisam criar essas imagens de um jeito fácil e simples, o ImgBurn é o utilitário que você precisa. Esse é um tipo de programa que você não sabe que precisa até que comece a barixar ou upar aquivos ISO. Esse programa lhe permite trabalhar de maneira simples e faz a maioria das configurações automaticamente, sem com qe você precise se preocupar.

4. OpenOffice

Se você não pode pagar por uma versão do Microsoft Office, o Open Office lhe servirá bem. Esse pacote sofreu uma série de melhorias e atualmente uso-o para me ajudar na escrita de vários de meus artigos. Realmente fiquei impressionado com a série de recursos e funcionalidades que foram adicionados e tenho certeza que a maioria dos que estão aqui lendo essa coluna também ficariam. O seu processador de textos é tão bom quanto o da Microsoft e eu só adicionaria uma observação para o trabalho com planilhas, que não são assim tão boas para se trabalhar com quantidades abusivas de dados – mas como poucos utilizam tantos dados em seus computadores pessoais, isso não é um grande problema.

5. Audacity

Finalmente, o último, mas não menos importante, software a ser recomendado, é o  Audacity, um editor de sons. Seja você um amador ou profissional e já precisou de trabalhar um som – para corta-lo ou fazer outro tipo de alteração simples, que não necessite um programa profissional, utilize esse programa! Ele é simples e fácil de usar e leva apenas alguns minutos para realizar alterações. Funciona em todas as plataformas e é pequeno, podendo ser baixado em situações de emergência.

E você, usa algum programa dessa lista? Adicionaria algum? Comente!

Publicado originalmente em Profissionais TI

// Comente!

comentários